domingo, 17 de junho de 2012

Arquitetura empreendedora, inovadora e sustentável


Fui contagiada pela paixão do arquiteto Cameron Sinclair em fazer a diferença através de seu trabalho durante sua apresentação na Fronteiras do Pensamento no mês de junho. Ele é o fundador e diretor executivo da organização sem fins lucrativos, a Architecture for Humanity - http://architectureforhumanity.org/-, que promove a arquitetura e soluções de design para auxiliar comunidades em crises e situação de risco.

As duas horas de bate papo – apesar de ele estar em cima do palco da sala São Paulo e eu sentada na plateia – incitou meu interesse em conhecer mais o trabalho de  Sinclair e de como a arquitetura pode mudar e até salvar vidas.

Ele começou a Architecture for Humanity apenas com outra arquiteta parceira, dedicava suas noites depois que saia de um escritório de arquitetura em que trabalhava para o projeto. Para um dos primeiros projetos, na África do Sul, pediu dinheiro para amigos, família e conhecidos, foi chamado de chato e deixou de ser convidado para festas devido a insistência para angariar fundos. Desse momento para o hoje, mais de uma década passada, sua rede se estende por 60 países, envolvendo mais de 500 parceiros. Suas construções já beneficiaram mais de 2 milhões de pessoas em 42 países.

Ele foi responsável pela reconstrução de hospitais, escolas e casas em dezenas de países, com eficiência e rapidez através de planos sustentáveis de co-criação, inclui participação da comunidade desde o planejamento, geração de renda e capacitação de membros das comunidades e manutenção das instalações pelas comunidades destruídas por guerras e desastres naturais.
Entre os exemplos, citou uma pista de skate no Afeganistão ( veja o video), um complexo educacional no Sri Lanka e a construção de um conjunto habitacional na África do Sul.
Vale a pena conhecer um pouco mais desse empreendedor sustentável e inovador no site da:


Nenhum comentário:

Postar um comentário