domingo, 30 de dezembro de 2012

As dez faces da inovação


As dez faces da inovação


Estou concluindo a leitura do livro de 
Tom Kelley – As dez faces da inovação. Sabe aquele livro que você não tem vontade que acabe, tão rica é a experiência com ele? 

Na busca de criar e estimular uma cultura de inovação, esse demonstra que pessoas podem criar, experimentar, inspirar e construir novas idéias a partir de suas competências, sendo que não existe uma personalidade pre-disposta para inovar. Vou descrever uma a uma em detalhe, começando pelas pessoas que valorizam o aprendizado, primeiro perfil:




1 Antropólogo
A pessoa que possui caracteristicas de perfil de antropologo, está observando e estudando profundamente você e eu, pessoas, nossos comportamentos, hábitos e atitudes para trazer mais aprendizado e insight para as organizações, o que permite às empresas descobrir mais sobre seus clientes, por meio do método que os antropólogos aprenderam ao estudar culturas distantes. Alguém com esse perfil pode ficar horas em um revistaria folheando revistas para encontrar tendências variadas, que a um olho comum, não teriam relação alguma. É uma pessoa como Henry Ford que entendeu que não bastaria colocar mais cavalos numa carruagem e sim dar um outra forma de locomoção as pessoas.
Atitudes:
1.    Tem a mente como de uma criança sempre aberta para ver as coisas como se fossem da primeira vez, sem preconceitos. Ou a mente Zen, mente de principiante.
2.    Observam, são empáticos.
3.    Criam inferencias ouvindo sua intuição
4.    Tem carteiras de idéias, ou um caderno de anotações com coisas surpreendentes que percebem, conceitos inovadores e problemas que precisam de solução.
5.    Estão dispostos a revirar o lixo por pistas – não exatemente, mas procuram em lugares menos óbvios.
6.    Nao generalizam.


Métodos antropológicos:
1.    pergunte, observe, aprenda e experimente,
2.    vá ao campo,
3.    observe o que acontece com olhar fresco.
4.    Fale com as pessoas. Pergunte sobre algo que elas possuem ( ex. Sapatos), diga algo de si mesmo ( seus interesses, seu dia). Peça para trazer um amigo junto ( ajuda a quebrar o gelo e a conversa fluir melhor), lembre da importancia da participação para seu projeto, peça permissão para o passo abaixo. Pergunte o que elas comprariam se tivessem, R$100 ou R$1000. Divirta-se!
5.    Passe tempo com as pessoas no habitat natural delas. Voce perceberá que nao existe dia que nao seja usual. A vida é mais bagunçada que a propaganda da revista.
6.    Filme, tome notas.
7.    Crie mapas experienciais. Pergunte como as pessoas se sentem, como as escolhas delas as fazem sentir.
8.    Possibilite encontros inter-geracionais.  Vovos e netinhos.
9.    Passe uma semana anotando tudo o que nao funciona, aqueles pequenos jeitinhos que damos nas coisas, isso pode ser uma oportunidade inovadora. Voce pode ter uma nova ideia de um produto, ou uma nova categoria que esta precisando melhorar muito para o consumidor. Veja mais em: http://www.ideo.com/by-ideo/thoughtless-acts
10. Vá a uma revistaria e folheie muito. É de graça e voce terá muitas novas idéias, insights e imagens frescas.
11. Para saber sobre o futuro, olhe para os pré-adolescentes e adolescentes de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário